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5º PASSO = Apresente bem suas ideias

Apresente bem suas ideias

Como vimos, a fala deve soar como a boa música: o ajuste entre as partes e a força da mensagem une-se à afinação do som e à harmonia melódica. É fundamental buscar o equilíbrio entre os diversos elementos da comunicação oral, como o ritmo, a intensidade, a flexão, o conteúdo, a emoção, a tonalidade, a articulação, a velocidade, o timbre, a flexibilidade vocal e a pronúncia para traduzir as nuanças da mensagem.
Além disso é preciso unir a técnica à naturalidade para uma transmissão mais autêntica e construtiva.


Habilidades Técnicas


  •  Comece falando vigorosamente, com entusiasmo, demonstrando o prazer pela oportunidade de estar fazendo isso. Esteja presente por inteiro.
  •  Articule bem as palavras, mas não exagere nos movimentos do rosto e músculos da face.
  •  Fale sem esforço, mas para ser ouvido por toda a plateia.
  •  Neutralize as barreiras verbais evitando falar muito baixo ou muito alto; muito depressa ou devagar; devagar; pronunciar errado termos estrangeiros; usar vícios de linguagem: “tá?”, “né?”, “Ok?”, “certo?”, “entendeu?”, “percebe?”, “é isso aí!”, “tipo assim...”, “a gente ...”, “acho que...”; falar como um robô; cometer erros gramaticais; comer os “esses” e “erres”; expressar-se sem objetividade e clareza; usar termos técnicos para público leigo; não levar em conta o momento, o local e o meio mais oportuno para transmitir a mensagem; baixar a voz no final das palavras e das frases; não enfatizar as ideias principais.
  •  Se possível utilize os verbos na voz ativa.
  •  Evite os superlativos.
  •  Prefira os substantivos. Os adjetivos em excesso enfraquecem a frase.
  •  A sua fala deve despertar imagens visuais para um efeito mais marcante.
  •  Seja sincero e tenha convicção no que diz.
  •  Desperte o interesse da plateia com bons argumentos, bom vocabulário e boas figuras de linguagem.
  •  Faça com que suas palavras penetrem fundo nos ouvidos, na mente e no coração do público.
  •  Não fique divagando; evite que a plateia se pergunte “e daí? O que eu tenho a ver com essa história? Não tenho motivos para prestar atenção em você”. Para manter o interesse do público, apresente argumentos interessantes, motivadores, seja criativo.
  •  Demonstre autoridade em relação ao assunto. Seja senhor daquilo que fala, proprietário do conhecimento.
  •  Evite detalhes em excesso. A apresentação tem um corpo estrutural. Não faça dos atalhos os personagens principais sob risco de perder de vista o eixo das ideias.
  •  Seja um presente motivador para a plateia.
  •  Fale com a plateia e não para a plateia, buscando a sintonia com as pessoas.
  •  A expressão do seu rosto deve ser a mais leve possível.

Habilidades Comportamentais


  • Não tenha medo do silêncio, das pausas. Ele é importante para enfatizar o assunto e dar espaço à plateia para refletir. A pausa não é ausência de texto. Ela serve para valorizar o que veio antes e preparar o interlocutor para o que virá a seguir.
  • Se a informação for muito complexa, fale mais devagar; se for mais simples, fale mais rápido. A velocidade da apresentação deve atender às necessidades do texto. Se você acelerar, a plateia perderá o interesse se não entender a mensagem. E se você se arrastar por demais, falar muito devagar, os ouvintes poderão sentir sono e desinteresse. Varie o ritmo da sua apresentação.
  • Procure ter a plateia como companheira. Dê-lhe motivos para sentir-se bem com o que ouve, vê, experiencia e sente.
  •  Se você perceber na cara dos espectadores um ponto de interrogação e desconforto físico, resuma os pontos principais abordados até então e abra espaço para perguntas.

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